Conciliação de cartões
Controle suas vendas parceladas em cartão, recebimentos, taxas e antecipações.
Last updated
Was this helpful?
Controle suas vendas parceladas em cartão, recebimentos, taxas e antecipações.
Last updated
Was this helpful?
A conciliação financeira é um passo importante de gestão de qualquer empresa. Ela pode parecer complicada no início. É somente depois que se pega o jeito se torna simples e útil para o dia a dia.
Mas o que dizer da conciliação de operações no cartão de crédito. Esse tipo de recebimento tem se expandido rapidamente. Existem empresas que mais de 95% das vendas é em débito e em crédito. Então não dá para negligenciar, não é mesmo?
As operadoras melhoram muito a informações e relatórios nos últimos anos. Embora esse acontecimento, é comum o empreendedor não sabendo como controlar essas operações. Isso prejudica as suas finanças e complica a gestão.
Então se houver parcelamentos, diferentes taxas e antecipação de cartões… nossa… lascou-se.
Se esse é o seu problema, acompanhe esse texto. Vamos ajudar você a desvendar um pouco de como fazer uma conciliação eficiente e aproveitar os dados em suas finanças.
A conciliação é o ato de conferir e validar as informações e transações realizadas. Na conciliação de cartões, o controle possui algumas etapas. Existem no processo as transações de vendas e as transações de recebimento destas vendas.
Fazer a conferência de transação a transação trará mais segurando e confiabilidade nos dados do seu negócio. Isso possibilitará que você possa administrar suas vendas e fluxo de caixa da empresa.
Além disso, evita-se perda de dinheiro. Existem problemas em taxas, despesas e em fraudes que podem ocorrer na sua empresa.
Dito sobre a conciliação e os benefícios, quais são as conferências essenciais para um processo estruturado de conciliação de cartões.
Saber para onde olhar é importante para que na escolha do formato de controle você tenha a possibilidade de conferir as informações abaixo.
Verificar se os valores repassados estão corretos: É importante considerando as diferentes taxas por cartão / bandeira e os possíveis descontos até o recebimento
Verificar se as taxas estão sendo cumpridas conforme negociado: Uma diferença de cobrança da taxa pode significar um prejuízo para o negócio, imagine perder 1% ou mais a cada venda.
Conferir os cancelamentos de venda que ocorrem e analisar porque ocorrem – Em alguns negócios a ocorrência de chargeback pode significar fraudes, e se você não corrigir imediatamente tende a elevar a incidência.
Identificar compras invalidadas pela operadora – Neste caso ocorre na venda, então corrigir ou entender poderá gerar mais vendas futuras.
Verificar e controlar as datas de recebimentos – Tão importante quanto a transação de venda é ter certeza da data do recebimento. Acompanhar para identificar algum erro é importante.
Ter controle dos saldos a receber e a possibilidade de desconto destes valores.
Para acessar a listagem, você deve ir em Financeiro/Conciliação de Cartões, será apresentado a tela de listagem das conciliações existentes e disponíveis no sistema. Para gerar uma nova conciliação clique no Botão Nova Conciliação.
Operadora - Operadora de Cartão.
Vencimento - Vencimento da venda.
Botão Confirmar Conciliação - Confirma a conciliação.