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  1. Financeiro

Comissões

Comissão de vendas: O que é? Como calcular? Quais os principais tipos de comissionamento?

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Last updated 4 years ago

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Incentivar vendedores por meio de comissões de vendas é uma prática mais do que consolidada no mercado. No entanto, simplesmente “chutar” uma porcentagem e aplicar sobre o volume de vendas não é a maneira mais indicada de se usar essa importante ferramenta de incentivo da equipe comercial.

Como calcular a comissão de vendas?

O cálculo do comissionamento de vendas não tem muito segredo e é mais simples do que você imagina. Para saber como calcular e como pagar a comissão de vendas, confira o passo a passo que elaboramos.

Passo 1 – Estabeleça a porcentagem de comissionamento

A comissão nada mais é que um percentual do valor total de uma venda. Ele é pago como uma recompensa pelos esforços do vendedor em superar suas metas de vendas.

Nesse sentido, é necessário que você determine que porcentagem será essa. No entanto, a comissão não pode ser muito alta (para não colocar em risco sua margem de lucro). Nem, por outro lado, muito baixa (para não desmotivar os vendedores). Seja razoável.

Produtos de maior valor agregado costumam ser mais difíceis de vender. Para eles, a comissão pode ser mais alta do que para os produtos que saem com maior frequência.

Se você colocar a mesma porcentagem de comissionamento para todos os produtos, há grandes chances de seus vendedores se empenharem em vender os produtos mais baratos, pois eles são mais fáceis. Isso pode colocar em risco a sua margem de lucro, que poderia ser maior com o aumento das vendas dos produtos mais caros da empresa.

Passo 2 – Defina os períodos para pagamento das comissões

O segundo passo de como calcular a comissão de vendas consiste em definir durante qual período as vendas comissionadas vão valer e quando as comissões serão pagas. Ter essas condições bem claras será muito importante para evitar confusões com os vendedores e para organizar melhor os seus registros contábeis, tendo em vista que os valores pagos em comissões deverão ser lançados nos livros da empresa para que não haja problemas com o Fisco.

Passo 3 – Estabeleça os critérios para validação de uma venda

Quais critérios os vendedores deverão seguir para que a venda deles possa ser comissionada?

Por exemplo:

  • Quais produtos são passíveis de comissão?

  • A data da venda passa a contar a partir do pagamento do cliente, da assinatura do contrato ou da emissão da nota fiscal?

  • Se após a assinatura do contrato o cliente não efetuar o pagamento, o vendedor deixa de receber a comissão?

  • E se houver devolução ou desistência?

Novamente, busque ser o mais claro possível na definição desses critérios para evitar conflitos, desentendimentos e erros de interpretação.

Passo 4 – Faça o somatório de todas as vendas, individuais e coletivas

Com todos os critérios de comissionamento bem definidos, é hora de somar o valor de todas as vendas. Busque fazer a soma tanto das vendas individuais como da equipe, pois isso poderá fazer diferença dependendo do tipo de comissionamento que você adotar.

Preste bastante atenção para evitar pagar mais ou menos do que o vendedor merece receber. Com ajuda do controle de comissões implementados no sistema Workin, vai garantir uma melhor gestão e controle das comissões oferecidas para seus vendedores.

Passo 5 – Calcule o valor da comissão

Por fim, é chegado o momento de saber quanto você deverá pagar em comissões. Com o sistema Workin, rapidamente você conseguirá gerar os relatórios de comissionamento, facilitando a vida do gestor e garantindo transparência na auditoria dos cálculos bem como, garantindo a satisfação e motivação da equipe de vendas.